por Luis Fernando Correia | blog Luis Fernando Correia
Estudo norte americano mostra que há ligação entre má nutrição na infância e comportamentos anti-sociais na adolescência e em adultos jovens.
Depois de acompanhar por cerca de quatorze anos crianças mal nutridas na primeira infância, pesquisadores de uma universidade da Califórnia conseguiram estabelecer uma relação entre deficiências de vitaminas e sais minerais e problemas mais tarde.
As crianças mal nutridas aos três anos de idade, quando chegavam aos oito anos se mostravam irritadiças na escola com freqüentes brigas com os colegas.
As 11 anos, os pais registravam que as crianças comumente mentiam, perseguiam colegas de turma e se envolviam em brigas.
Ao atingir os dezessete anos as mesmas crianças, agora adolescentes começam a cometer pequenos delitos e se mantêm agressivas.
As análises mostraram que mesmo quando se excluíam os fatores sociais que envolviam as crianças os resultados eram os mesmos.
O ponto de convergência de todas as crianças estudadas era o fato de que a deficiência nutricional estava associada a uma deficiência intelectual em todas as crianças.
Os cientistas acreditam que a falta de Zinco, proteínas e vitaminas do complexo B sejam a chave para um desenvolvimento inadequado do sistema nervoso central.
Talvez esses dados mostram que toda e qualquer preocupação com a nutrição das crianças é pouco e políticas de proteção e segurança alimentar repercutirão em toda a sociedade.