É com satisfação e com prazer que apresentamos a vocês o novo site do Sinasa. Elaborado por uma equipe especializada, a nova ferramenta nasceu para facilitar e trazer comodidade à vida do associado. Além de obter todas as informações necessárias para se cadastrar, conhecer a rede de médicos, laboratórios e hospitais parceiros e esclarecer as principais dúvidas sobre a empresa, o Internauta encontra agora um espaço interativo com informações sobre saúde e qualidade de vida. Sabe aquela especialidade médica que você nunca soube para que serve? E aquela doença que assusta? Tudo isso e muito mais, desejamos que você possa desvendar em nosso blog. Sempre atualizado, o espaço terá reportagens especiais, artigos assinados por colunistas das mais diversas especialidades e sessões com dicas de prevenção, nutrição, beleza, bem-estar, entrevistas com profissionais de saúde e muitas histórias interessantes de vida. Agradeço pela atenção e conto com a colaboração de todos. Cordiais Saudações, Marcos Sarvat - Diretor médico do Sinasa
Cerca de 90% das pessoas que sofrem de insuficiência renal não sabem que sofrem da doença, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia. A falta de informação e ausência de sintomas no início da enfermidade torna o diagnóstico tardio, às vezes, quando o rim já perdeu 50% de sua função. “A situação poderia ser evitada se a doença fosse detectada em fase inicial, com uma simples dosagem de creatinina no sangue e análise de urina", afirma a nefrologista Altair Lima, presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo – SONESP. Entre o grupo de risco para a insuficiência renal estão os idosos, obesos, diabéticos, hipertensos e pessoas com histórico familiar. Cerca de 95 mil renais crônicos no país dependem de diálise ou transplante para sobreviver. A estimativa dos especialistas é que esse número ultrapasse 105 mil casos em 2010 e duplique nos próximos dez anos, sobrecarregando o sistema de saúde. Quem sofre da doença apresenta uma dificuldade dos rins na filtragem que remove as substâncias indesejáveis do organismo.
Que a separação de um casal é dolorosa e traz danos emocionais sérios não é novidade. Uma pesquisa da Universidade de Chicago, no entanto, prova que o divórcio ou a morte do parceiro é um perigo para a saúde. Homens e mulheres que passaram por um divórcio ou pela morte de um cônjuge apresentaram 20% mais problemas de saúde crônicos, como doenças cardíacas, diabetes e câncer, em comparação àqueles que sempre estiveram casados. De acordo com Linda Waite, autora da pesquisa, isso não significa que as pessoas devam manter um casamento infeliz. Pelo contrário. O objetivo do estudo é mostrar que o histórico conjugal é um importante indicador de saúde e que os recém-solteiros devem tomar cuidados especiais.
O Hospital e Maternidade São Camilo, credenciado da rede Sinasa, inaugurou uma câmara hiperbárica utilizada no tratamento de uma série de doenças, como o pé do diabético, osteomielite (infecção nos ossos), úlceras por pressão, úlceras varicosas, queimaduras, celulites necrotizantes, traumas isquêmicos, embolia gasosa, doenças descompressivas, envenenamento por monóxido de carbono e anemia aguda (na impossibilidade de transfusão sanguínea). Cada sessão de oxigenoterapia hiperbárica dura duas horas. Neste período, o paciente permanece deitado dentro da câmara respirando oxigênio 100% puro (medicinal), em um ambiente fechado sob pressão 2,4 vezes maior do que a pressão atmosférica. De acordo com o infectologista Ivan Marinho, esse tipo de tratamento na câmara contribui para a hiperoxigenação tecidual, ou seja, o oxigênio chega diluído no tecido a todos os órgãos, ao invés de utilizar somente o caminho das hemoglobinas. “Este processo tem efeito sinérgico sobre a ação de antibióticos, contribui para a regeneração dos tecidos e no processo de cicatrização", explica o especialista. Entre os benefícios da câmara estão:- efeito bactericida - inibe a proliferação de bactérias;- efeito vasoconstritor - útil no tratamento de queimaduras extensas;- efeito cicatrizante - atua na cicatrização de lesões infectadas, úlceras por pressão e em enxertos cutâneos;
- efeito ligado à compressão - o aumento da pressão reduz o volume das bolhas nos casos de embolia gasosa e em acidentes de mergulho.
Uma boa notícia para os fãs de chocolate. Estudo publicado recentemente no Journal of Internal Medicine apontou que o consumo de chocolate amargo duas vezes por semana reduz em até 1/3 o risco de morte por doença cardiovascular em casos em que a pessoa já sofreu um ataque cardíaco. Para chegar à conclusão, pesquisadores suecos acompanharam por oito anos 1.169 homens e mulheres, com idades entre 45 e 70 anos, que sofreram infarto. De acordo com os cientistas, o cacau traz benefícios à pressão arterial e à fluidez sanguínea. Antes, porém, de adotar uma nova dieta com base na pesquisa, converse com seu médico. O chocolate é calórico e, se consumido de forma exagerada, pode levar à obesidade e conseqüentemente as suas complicações.
Sensação de peso ao fim do dia, ardência na panturrilha ao caminhar e as desagradáveis fisgadas nos nervos são os incômodos de quem sofre com dores nas pernas. Apesar de associados a cansaço, esses sintomas podem sinalizar doenças mais graves, como derrame cerebral e infarto do miocárdio. Para o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero, as estatísticas comprovam que, na maioria das vezes, as dores nas pernas estão diretamente relacionadas a problemas circulatórios. "Trata-se de um quadro clínico que pode ser agravado, ainda, pela associação de duas ou mais doenças, o que acontece comumente e pode dificultar o diagnóstico até para profissionais experientes", alerta o médico. Na dúvida, procure um especialista para investigar a origem da dor!
Para manter a saúde de sua boca em dia, é necessário cuidar também da limpeza da escova de dente. Foco de contaminação de bactérias e outros microorganismos, a dica dos especialistas para evitar problemas é simples. Após escovar os dentes, é importante a aplicação em gotas de um antisséptico bucal, preferencialmente à base de clorexidina 0,12% utilizado em bochechos. Logo em seguida, o ideal é guardar a escova com um protetor também embebido nesta solução antisséptica.
Um dado que preocupa a comunidade médica internacional é o aumento na incidência do vírus da Aids na terceira idade. Estima-se que das 600 mil pessoas contaminados com HIV, 14 mil tenham idade igual ou superior a 60 anos. De acordo com a médica Cláudia Calixto, a relação sexual é a principal via de contaminação nesta faixa etária. "Alguns fatores contribuíram para o aumento do número de infectados, como a não inclusão deste grupo em campanhas de prevenção, dificuldade em se adaptar ao uso do preservativo, pois não há mais a necessidade de usá-lo como contraceptivo e, atualmente, o uso de medicações para disfunção erétil, levou ao aumento do número de exposições sexuais sem proteção", esclarece a especialista.
O Brasil deverá produzir a vacina contra a gripe A (H1N1) a partir de outubro. A matéria-prima para a produção já está no país. O Instituto Butantan, em São Paulo, que já produz a vacina da gripe comum, será o responsável pelas vacinas contra a gripe suína. De acordo com o Ministério da Saúde, a população terá acesso às vacinas somente em abril. Além disso, o Governo negocia a importação de 17 milhões de doses da vacina como forma de prevenção. Até o momento o Brasil registrou 192 mortes por gripe A (H1N1) e 96 óbitos devido à doença. São Paulo tem 40% das mortes, seguido por Rio Grande do Sul (23%), Paraná (22%) e Rio de Janeiro (12%).
Na quarta (12/08), das 15h às 17h, acontece uma palestra sobre asma dentro do Programa Saúde na Comunidade do Hospital Bandeirantes, da rede credenciada do Sinasa, em São Paulo. Doença inflamatória das vias aéreas, a asma atinge 20 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Destinado ao público em geral, a palestra ministrada pela pediatra Simone Santana Aguiar irá esclarecer dúvidas sobre a doença e formas de tratamento.
Quando: 12 de agosto (quarta-feira)
Horário: das 15h às 17h00
Local: Auditório do Hospital Bandeirantes - Rua Galvão Bueno, 257 - Liberdade/São Paulo
Informações: IEP (Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Bandeirantes) - (11) 3345-2219 / 2265 / iep@hospitalbandeirantes.com.br